sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A mente em uma caixa.


Salve tripulantes!

Neste post irei falar um pouco sobre cultura de massa e o quanto ela nos afeta.
Para começar , devo dizer que este conceito surgiu com o advento da industrialização e por consequência a massificação da produção, o que afetou também as artes e o entretenimento.
A cultura de massas é voltada totalmente para as massas (duh!). Mas o que são essas massas? Ou melhor quem são essas massas?
Meu querido leitor , talvez seja um choque dizer-lhe mas você eu fazemos parte dela.
Na verdade o conceito de Massa é referente a generalizações e no Brasil ela é caracterizada como boa parte da classe média e mais humilde que cultivam gostos e aspirações semelhantes.
O fato é : as massas são passivas e não pensantes . Não passam de generalizações e estereótipos criados e mantidos por quem está no poder (grandes industriais , donos de impérios midiáticos e fazendeiros de café) para poder vender com uma maior abrangência os seus produtos.
O motivo que me leva a escrever este texto , é que ultimamente vejo crescer descontroladamente este tipo de cultura. Vejo cada vez mais músicas , filmes e novelas (tá, isso não é novidade) exaltando valores massificados e contribuíndo para um pensamento comum a todos , que por sua vez nos dificulta a criatividade , a tolerância e também só faz vender mais produtos industriais desnecessários. Alguns desses valores massificados são: o consumo descontrolado , o hedonismo e atrelado a ele, o individualismo. Não é preciso nem dizer os malefícios destes , até porque isto daria assunto para outro post :)
Pois bem , além de valores prejudiciais , contamos com músicas cada vez menos trabalhadas e repetitivas ; filmes ocos e sem sentido; e novelas ... bom... iguais as outras.Este quadro se torna ainda mais preocupante quando vejo jovens voltados inteiramente a isso , que absorvem os valores e estereótipos agindo com comportamento animalesco e ignoram ou até mesmo negam outros tipos de entretenimento
Além disso, estes lixos tiram o lugar de trabalhos realmente bons que são obrigados a crescer no cenário ''alternativo'' e muitas vezes não são devidamente reconhecidos.Então , meu caro leitor , com base no que foi dito , faço um apelo , desligue a ''televisão'' e vá ler um livro.


Sugestão:
Massa e poder - Elias Canetti

Um comentário: